A nossa história

A nossa história

O Zoo da Maia é cada vez mais um polo de interesse nesta nossa cidade, pela diversidade de animais que acolhe, cuida e protege, pelos vários e diversificados espaços que oferece aos seus visitantes, pela sua localização, mesmo no centro da Cidade da Maia, com vários transportes, que facilitam o seu acesso e lugares de estacionamento e pela simpatia e afabilidade das pessoas que nele trabalham e recebem os seus visitantes.

O nosso Zoo tem hoje um melhor espaço de acolhimento para os seus animais. São cerca de 100 espécies, com boas condições de habitabilidade e bem estar, que incansavelmente tentamos melhorar.

Da América à África, da Europa à Ásia, passando pela Oceania, os nossos animais são provenientes destes cinco cantos do mundo, proporcionando ao visitante uma viagem ao coração da biodiversidade. Estes não são simples objeto de curiosidade, mas embaixadores do maravilhoso mundo natural.

Criado a 29 de dezembro de 1985, por iniciativa do Presidente da Junta de Freguesia da Maia, o Parque Zoológico da Maia tinha como objetivo a criação de um espaço pedagógico e de lazer.

Os primeiros animais que fizeram parte deste espaço,foram dois casais de saguis, três macacos e algumas aves, gentilmente cedidos pelo Jardim Zoológico de Lisboa.

Este local revelou-se um fenómeno de popularidade, atraindo um elevado número de visitantes, tanto de famílias, como de grupos escolares.

O seu crescimento foi inevitável e em julho de 1987, o Parque Zoológico da Maia alargou o seu espaço e aumentou a sua coleção de animais.

A aquisição de um casal de leões bebés, que no decurso do seu crescimento, percorreu milhares de colos de crianças e adultos, levou a que o Parque Zoológico da Maia passasse a ser um dos locais mais visitados a norte de Portugal, tornando-se mesmo o orgulho de todos os Maiatos.

Mais recentemente, em junho de 2012, o Zoo da Maia voltou a alargar o seu espaço, com a ajuda da Câmara Municipal da Maia, que gentilmente cedeu os terrenos, onde agora se encontra a denominada área de felinos, possibilitando assim, um maior conforto para os animais da nossa coleção.

O Zoo da Maia pretende seduzir um público cada vez mais alargado e diversificado de visitantes, desde os habitantes mais próximos, bem como os que visitam as Terras da Maia e também às escolas, pois o Zoo oferece atividades pedagógicas muito interessantes, dinamiza colónias de férias, festas de aniversário e outras atividades comemorativas que decorrem ao longo do ano.

Nota Importante:
Todas as nossas atividades são ao ar livre, pelo que não somos responsáveis por condições climatéricas adversas, podendo mesmo existir necessidade de recolha de alguns animais, ou mesmo ao encerramento do parque.

Comments are closed.